Este exame é realizado em duas etapas distintas (estresse e repouso), preferencialmente em dias diferentes. Tem como objetivo avaliar a perfusão do músculo cardíaco, em especial a presença de isquemia ou fibrose.
Na fase de estresse, realiza-se um teste de esforço físico (esteira ou bicicleta) ou farmacológico (medicação que simula o esforço físico) durante o qual se injeta no paciente um radiofármaco (medicamento radioativo) para a obtenção de imagens do coração. Na fase de repouso, o radiofármaco é injetado com o paciente em repouso (condições basais) e após a injeção são obtidas imagens do coração.
Cada etapa tem uma duração aproximada de 2 a 3 horas.
PREPARO:
- fazer alimentação leve 02 horas antes da realização do exame;
- não consumir nos 02 dias anteriores ao exame: café, coca-cola, chá, chocolate, café com leite, achocolatado (Nescau, Toddy), banana;
- não fumar ou ingerir bebida alcoólica nos 02 dias antes da realização do exame;
- perguntar para o seu médico (cardiologista) se há necessidade de suspender os medicamentos de coração e pressão.
IMPORTANTE:
- comparecer com roupa confortável e tênis no dia do exame em que for realizar o teste de esforço;
- trazer os nomes de todas as medicações em uso;
- trazer exames cardiológicos recentes e relatório de cirurgias cardíacas (cirurgia de revascularização miocárdica, angioplastia, cateterismo, cintilografia, escore de cálcio, angioTC coronariana, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico);
- informar antes da realização do exame se tem alergia (medicamentos, alimentos) e se tem alguma doença pulmonar.
O exame é seguro e bastante sensível, com baixíssima probabilidade de reações adversas. Ao realizar a fase de estresse (físico ou farmacológico), o paciente pode apresentar reações comuns ao exame (ex: variação de pressão, frequência ou ritmo cardíaco) que são transitórias e de pequena intensidade.